Núvem Pública e Privada com OpenStack

Monte sua própria Nuvem com OpenStack

 

O que é  OpenStack ?

OpenStack é um projeto Livre de colaboração global entre desenvolvedores e tecnologias de computação na nuvem, que produz uma plataforma Ubiqua Open Source, para criação de nuvem publica e privada. O projeto tem como objetivo prover soluções para todos tipos de nuvem, que permita uma implementação simplificada, de escalabilidade massiva, e rica de recursos. A tecnologia consiste de uma série de projetos inter relacionados permitindo a  implementação completa de uma solução de infra estrutura de nuvem.

A missão do OpenStack é permitir qualquer organização a criar e oferecer serviços de computação em nuvem utilizando hardwares padrão.

Para que server ?

Com esta ferramenta, você pode vender serviços sobre demanda em modelo IaaS, podendo utilizar de fácil gerência (WEB) e  provisionamento de recursos e escalabilidade de recursos computacionais de forma dinâmica. Este conjunto de características fazem do OpenStack,  uma ferramenta chave para quem quer vender ou usar estratégias de cloud em grandes ambientes, usando como orquestrador somente ferramentas Open Source.

Quem está por traz ?

Este projeto teve como colaboradores iniciais a Rackspace e NASA.

A  Rackspace contribuiu com a plataforma de  ”Cloud Files” para o Object Storage do OpenStack, enquanto a NASA contribuiu com a plataforma “Nebula” . O consórcio OpenStack  tem participação de mais de 150 membros, incluindo Canonical, Dell, Citrix etc.

Quem usa o OpenStack ?

Corporações, provedores de serviço, VARS, SMBs, pesquisadores, e dacenters que procuram entregar soluções de nuvens em  larga escala aproveitando a experiência e suporte de um produto mantido pela comunidade Open Source.

O PayPal moveu seus serviços para o  OpenStack para garantir agilidade, disponibilidade e inovação necessárias para o perfil de competitividade de seu negócio.

Do que é  composto ?

Basicamente é composto pelos serviços :

  • Nova – Orquestrator / Compute Service
  • Neutron – Network as a Service
  • Swift – Storage Service
  • Glance – Imaging Service
  • Keystone – Identity Service
  • Horizon – Dashboard Web

O OpenStack é agnóstico e instancia  e gerencia imagens de vários formatos incluindo

  • Raw
  • Machine (kernel/ramdisk outside of image, a.k.a. AMI)
  • VHD (Hyper-V)
  • VDI (VirtualBox)
  • qcow2 (Qemu/KVM)
  • VMDK (VMWare)
  • OVF (VMWare, others)

 Os dados e máquinas virtuais podem ser distribuidas  em múltiplos hardwares no  data center, sendo o  OpenStack responsável pela replicação e integridade entre os clusters. O Storage pode escalar horizontalmente pela adição de novos nós. Ao ocorrer uma falha de hardware/storage, o OpenStack replica este dado de um outro nó ativo.

O OpenStack usa uma lógica de replicação e distribuição que permite o transito de dados entre dispositivos distintos, podendo ser usados hardwares mais baratos.

Como atuamos ?

Nós da LinuxPlace estamos preparados para o auxílio e setup desta inovadora solução, possuindo em nosso corpo técnico colaboradores  atuantes em projetos  como o DECOM-HPC,  o núcleo de pequisa em cloud computing da UFOP http://www.decom.ufop.br/hpc/.

Nós da LinuxPlace estamos preparados para o auxílio e setup desta solução.

em Belo Horizonte

+5531 2555-0476

em São Paulo

+5511 4063-6358

referência

http://docs.openstack.org/essex/openstack-compute/starter/content/Introduction-d1e1257.html

 

Leave a comment